I Seminário de Pesquisadores do Parque Estadual do Pau Furado

Local: Auditório SISEMA

Data: 24/09/2012

Hora: 08:30:00

Programação do evento:

Data

Horário

Atividade

24/09

08:30

Abertura e esclarecimentos sobre autorização para pesquisas em UCs.

9:00

Apresentação de trabalho e discussão: Análises dos Efeitos de borda no Parque Estadual do Pau Furado em Uberlândia – MG. Pesquisador: Sinval Lima Pinto Filho

9:40

Apresentação de trabalho e discussão: Monitoramento de Nitrato, Turbidez, pH e Nitrogênio Amoniacal como indicadores preliminares de contaminação das águas do Córrego Terra Branca do município de Uberlândia – MG. Pesquisador: Josimar Felisbino.

10:20

Coffe Break

10:40

Apresentação de trabalho e discussão: Larvas de Odonata como bioindicadores e qualidade ambiental de cursos d’água do Cerrado. Pesquisador: Regina Célia Gonçalves.

11:20

Apresentação de trabalho e discussão: O papel da contaminação de compostos organoclorados e metais pesados na ecologia de macro invertebrados bentônicos. Pesquisador: Renata de Moura Guimarães.

25/09

09:00

Apresentação de trabalho e discussão: Apresentação dos resultados obtidos no Diagnóstico faunístico do Plano de Manejo do PEPF - componente mastofauna de médio e grande porte. Pesquisador: Frederico Gemesio Lemos.

10:30

Apresentação de trabalho e discussão: Projeto Onça Parda do Triângulo Mineiro. Pesquisador: Fernanda Cavalcanti de Azevedo

14:00

Apresentação de trabalho e discussão: Caracterização da Cobertura Vegetal do Parque Estadual do Pau Furado, MG. Pesquisador:.Simone Mendes da Silva.

14:40

Apresentação de trabalho e discussão: Avifauna no Parque Estadual do Pau Furado, Uberlândia (MG). Pesquisador: Alexandre Gabriel Fanchin.

15:30

Coffe Break

26/09

09:00

Apresentação de trabalho e discussão: Regeneração natural e suas variáveis ambientais em um fragmento de Floresta Decidual do Parque Estadual do Pau Furado, Uberlândia, MG. Pesquisador: Pedro Paulo Ferreira Silva

09:40

Apresentação de trabalho e discussão: Regeneração natural de comunidade arbórea em um remanescente de floresta estacional decidual, Uberlândia – MG. Pesquisador: Lorena Cunha Silva.

10:20

Apresentação de trabalho e discussão: Efeitos socioambientais de grandes empreendimentos no rio Araguari – MG: Estudos sobre o Parque Estadual do Pau Furado. Pesquisador: Guilherme de Oliveira Bueno

11:00

Encerramento / Coffe Break

 

Veja outros eventos



Dicas

Como proceder com pilhas e baterias?

Leia mais

Como proceder com pilhas e baterias?

Você sabe o que fazer quando a pilha acaba sua carga?

Para começar, o consumidor consciente pode colaborar com a minimização dos impactos ambientais conhecendo um pouco mais a natureza dessa classe de produtos. A partir daí, fica mais fácil buscar a destinação final adequada para pilhas e baterias, dentro daquilo que é possível fazer no momento.

Grupo 1 - Pilhas e baterias de zinco-manganês, alcalinas-manganês, lithium, lithium ion, zinco-ar, niquel metal, hidreto, pilhas e baterias botão ou miniatura. Podem ser descartadas no lixo doméstico, porque carregam substâncias tóxicas em níveis baixos e permitidos pela legislação, ou seja, que não agridem demasiadamente o meio ambiente.

Grupo 2 - Chumbo ácido, de níquel cádmio e de óxido de mercúrio. Baterias de chumbo ácido (usadas em automóveis), de níquel cádmio (as do tipo recarregáveis, como as usadas em telefones celulares e de óxido de mercúrio (pilhas comuns, mas que já não podem ser legalmente fabricadas no Brasil). Devem ser recolhidas pelo comércio e encaminhadas aos fabricantes ou importadores para destinação adequada.

Grupo 3 - Celulares. As baterias de telefones celulares não devem ir para o lixo comum. A maior parte delas contém em sua composição cádmio, chumbo ou mercúrio - metais pesados danosos ao meio ambiente e à saúde. O consumidor pode encaminhar as baterias para as assistências técnicas de operadoras de celular ou lojas que vendem celular ou diretamente nos fabricantes.

Fonte: www.akatu.org.br

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação