Terça-feira, 23 de setembro de 2014, 20:45:40

OPA promove palestra gratuita em Uberlândia com protagonista de 'Lixo Extraordinário'

Tião Santos contará sua história como catador e debaterá sobre políticas de sustentabilidade

Clique para fazer sua inscrição

Famoso por ser protagonista central do documentário “Lixo Extraordinário”, o ex-catador Sebastião Carlos dos Santos -- mais conhecido como Tião Santos -- estará em Uberlândia, no dia 21 de outubro, para falar sobre os 11 anos em que viveu no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior aterro sanitário da América Latina até seu fechamento em 2012. A palestra “Os Catadores de Gramacho: uma história extraordinária”, promovida pela Organização para a Proteção Ambiental (OPA), acontecerá às 19h, no Center Convention.

O palestrante abordará também as políticas públicas voltadas para a sustentabilidade e o apoio aos catadores de produtos recicláveis. O evento é aberto para a toda a comunidade e gratuito. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

A palestra celebra a Semana do Consumo Consciente, conta com o apoio institucional da UFU e faz parte do Calendário de Eventos 2014, que tem o oferecimento de Smart Supermercados, eFácil e Tribanco.

Sobre o palestrante

Tião Santos é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG), representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Coordenador Nacional de Logística do movimento Limpa Brasil Let’s do it!. Ele também é um dos protagonistas do documentário “Lixo Extraordinário”, indicado ao Oscar em 2011, e consultor para o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação dos Lixões no Brasil e na América Latina, apoiado pela Fundação Clinton. Tião já palestrou em diversas empresas, escolas e universidades, incluindo a renomada Universidade de Harvard e também a de Yale, nos EUA.

Serviço

Palestra “Os catadores de Gramacho: uma história extraordinária”

Data: 21 de outubro

Horário: às 19h

Local: Center Convention

Entrada gratuita

 

Leia outras notícias



Dicas

Quer ajudar a deter o aquecimento global?

Leia mais

Quer ajudar a deter o aquecimento global?

Aqui estão sugestões de medidas simples que você pode adotar e as quantidades de dióxido de carbono que deixarão de ser emitidas.

Troque as lâmpadas

Substituir uma lâmpada convencional por uma florescente reduz a emissão de dióxido de carbono em 70 Kg por ano.

Use menos o carro

Caminhe, ande de bicicleta, reveze o uso do carro com amigos e colegas de trabalho ou use transportes públicos com mais frequência. Para cada quilômetro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono.

Recicle mais

Você pode evitar a produção de uma tonelada de dióxido de carbono por ano simplesmente reciclando o lixo de sua casa.

Verifique os pneus

Manter os pneus calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro de gasolina economizado evita que quase 3Kg de dióxido de carbono vão para a atmosfera!

Consuma menos água quente

Gasta-se muita energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de fluxo reduzido (160 Kg de CO2 evitados em um ano) e lavando as roupas com água fria ou morna (225 Kg por ano).

Evite produtos muito embalados

Você pode evitar 550 Kg de dióxido de carbono se reduzir o seu lixo em 10%.

Ajuste o termostato

Diminuir em 2 graus a temperatura dos aquecedores no inverno, e aumentar também 2 graus a do ar condicionado no verão pode evitar, por ano, que 900 Kg de dióxido de carbono subam para a atmosfera.

Plante uma árvore

Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua existência.

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação