Projeto Jogo Limpo

Crianças da Escola Estadual Sete de Setembro participam do projeto-piloto em 2006

No Brasil e no mundo, crescem as mobilizações políticas, adaptações econômicas e adoção de novos hábitos que têm por objetivo promover o desenvolvimento sustentável. É fundamental que as crianças compreendam como este processo está acontecendo e o que podem e poderão fazer para participar. Neste contexto, a OPA realiza desde 2006 o Projeto Jogo Limpo, com foco em alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental de escolas públicas em Uberlândia e região.

Atividades são realizadas dentro e fora da sala de aula

O Projeto permite que as crianças entrem em contato com a Educação Socioambiental, através da capacitação de seus professores, utilização de materiais educativos e lúdicos, produções culturais e comunicativas, realização de eventos com a temática da sustentabilidade e acompanhamento de todas as ações. Em 2010, o Jogo Limpo foi ampliado e tornou-se um programa que vai além das ações nas escolas, utilizando a mídia para conscientizar as gerações atuais e preparar as gerações futuras. A iniciativa tem o patrocínio do Instituto Alair Martins e do Arcom, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para mais informações, visite também o site:

www.opa.org.br/jogolimpo

 

Conheça outros projetos da OPA



Dicas

Faça economia com a geladeira

Leia mais

Faça economia com a geladeira

Saiba como o eletrodoméstico pode ser aliado na redução da conta de energia elétrica

 

A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:

  • Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem.

     

  • Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.

     

  • Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.

     

  • Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.

     

  • Regule o termostato para que esfrie menos no inverno.

     

  • Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.

     

  • Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.

Fonte:www.akatu.org.br

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação