Programa Ciclo da Vida

A OPA, a RENCTAS – Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres e o Grupo Martins estão ligados por interesses técnicos, científicos, culturais e sociais. Os três têm em comum o desejo de expandir as bases da amizade e realizar uma troca de conceitos educacionais e de cooperação entre elas e as demais instituições do País e do exterior.

Diante disso, desde o mês de abril de 2006, as instituições firmam essa parceria cujo objetivo é sensibilizar as pessoas quanto ao uso dos recursos naturais de forma racional e equilibrada, além da conservação da biodiversidade.

Estima-se que 12.805.309 pessoas receberam de alguma forma (impressa e por vídeo) informações sobre a preservação da biodiversidade como resultado dessa parceria.

Sensibilizar pessoas quanto ao uso consciente dos recursos naturais e à biodiversidade brasileira são objetivos desse programa

 

Conheça outros projetos da OPA



Dicas

Quer ajudar a deter o aquecimento global?

Leia mais

Quer ajudar a deter o aquecimento global?

Aqui estão sugestões de medidas simples que você pode adotar e as quantidades de dióxido de carbono que deixarão de ser emitidas.

Troque as lâmpadas

Substituir uma lâmpada convencional por uma florescente reduz a emissão de dióxido de carbono em 70 Kg por ano.

Use menos o carro

Caminhe, ande de bicicleta, reveze o uso do carro com amigos e colegas de trabalho ou use transportes públicos com mais frequência. Para cada quilômetro que deixar de percorrer de carro, você evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono.

Recicle mais

Você pode evitar a produção de uma tonelada de dióxido de carbono por ano simplesmente reciclando o lixo de sua casa.

Verifique os pneus

Manter os pneus calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3%. Cada litro de gasolina economizado evita que quase 3Kg de dióxido de carbono vão para a atmosfera!

Consuma menos água quente

Gasta-se muita energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de fluxo reduzido (160 Kg de CO2 evitados em um ano) e lavando as roupas com água fria ou morna (225 Kg por ano).

Evite produtos muito embalados

Você pode evitar 550 Kg de dióxido de carbono se reduzir o seu lixo em 10%.

Ajuste o termostato

Diminuir em 2 graus a temperatura dos aquecedores no inverno, e aumentar também 2 graus a do ar condicionado no verão pode evitar, por ano, que 900 Kg de dióxido de carbono subam para a atmosfera.

Plante uma árvore

Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua existência.

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação