Projeto Santa Luzia

 

Área para reflorestamento

Com esse projeto a OPA pretendeu resgatar a paisagem do cerrado uberlandense na área de recarga – toda área acima - da nascente do Córrego Lagoinha.

A pressão exercida pelo desmatamento do que resta da Mata Ciliar - áreas naturais que margeiam rios e córregos - deve-se, principalmente, ao alto crescimento populacional, à industrialização e a expansão da fronteira agrícola.

A nascente do Córrego Lagoinha em Uberlândia, encontram-se em um estado avançado de degradação, o que compromete a conservação dos recursos naturais e hídricos em toda a extensão.

No Córrego, a vegetação nativa foi plantada junto com os pomares e hortas, dos moradores vizinhos, já existentes no local. Isso com o objetivo de estimular o envolvimento deles com reflorestamento da área. A população local será responsável pela continuidade do programa.

As atividades de restauração tiveram a colaboração do Instituto de Pesquisas Ecológicas – Ipê e foi coordenado pela gestora de projetos da OPA, Polyanna Duarte.

Várias mudas de vegetação nativa foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas – IEF, para que as áreas degradadas fossem reflorestadas.

 

 

 

 

 

Conheça outros projetos da OPA



Dicas

A economia começa na loja

Leia mais

A economia começa na loja

O consumo consciente dos eletrônicos garantem economia ao seu bolso e ao meio ambiente

Tente obter informações sobre o consumo de energia dos aparelhos comprados. No caso de eletrodomésticos, muitos já têm etiqueta do Inmetro.

Fonte: Folha de S.Paulo

Logotipo da OPATopo

OPA! Organização para a Proteção Ambiental
Av. Marcos de Freitas Costa, 84 - Sala 5
Bairro Daniel Fonseca
CEP 38400-328 - Uberlândia - MG - Brasil

Licença Creative Commons Desenvolvido por FSaldanha Comunicação